quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A solução de mercado para fumantes e não-fumantes

Afinal, todos temos direito a dar palpite...

Estamos em vias de assistir à proibição do consumo de cigarro ("é proibido portar cigarro aceso", como ainda se vê em alguns elevadores) em todos os bares, restaurantes e assemelhados.

Ter que conviver com a fumaça dos outros, especialmente durante refeições, é difícil (muito difícil em restaurantes pequenos e impossível no caso do charuto, qualquer que seja o tamanho do estabelecimento). Por outro lado, não me parece muito justo que os fumantes não possam mais gozar o inexplicável prazer que advém do trio jogar conversa fora, beber e fumar em um local público.

A solução de mercado é simples: permitir que cada estabelecimento decida se será para fumantes ou não-fumantes (sem o meio termo realmente ineficaz dos espaços reservados).

A oferta para fumantes e não-fumantes vai se ajustar à demanda de cada grupo. Ao mesmo tempo, um grupo amigos com fumantes e não-fumantes poderá alternar. O fundamental é dar aos consumidores a informação para que eles façam suas escolhas, o que pode ser feito mediante a simples afixação de um cartaz na entrada do estabelecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Anônimo ou não.