quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Santander - ABN*

A compra do ABN Amro Bank pelo consórcio Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis tem aparecido mais na imprensa do que a Tropa de Choque!

Juliano Basile, do Valor, informa que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) "irá pedir informações ao Banco Central para julgar a compra do ABN AMRO pelo Santander. Será a primeira vez em que o Cade irá julgar uma grande aquisição bancária desde que o Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília decidiu, em 29 de agosto passado, que cabe ao órgão antitruste, e não apenas ao BC, a aprovação de fusões e aquisições no setor financeiro. " ("Cade quer informações do BC para avaliar caso", 11/10/2007.)

No dia 9 a Folha tratou do tema em editorial: "O avanço do Santander sobre os outros grandes bancos brasileiros renova as expectativas de que seja acirrada a competição entre eles, beneficiando diretamente os clientes. Mas é preciso não perder de vista que o aumento da concentração no mercado traz consigo também o risco da oligopolização. Os dez maiores bancos deterão 72% dos ativos - contra 70% hoje." (Ver também a coluna de Guilherme Barros na mesma edição da Folha.)

Diminuiu a distância entre o Santander e, digamos, a tropa de elite, o que, de fato, renova as expectativas de acirramento da competição, benéfica para o mercado. De resto, ainda que a análise técnica deva se referir aos mercados relevantes afetados pela operação, as informações veiculadas pela imprensa (cinco maiores, dez maiores etc.) mostram que o grau de concentração bancária está longe de ser preocupante.

* Fica o registro: participamos da notificação da operação para o Cade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Anônimo ou não.