segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A culpa é da classe econômica

O título é uma brincadeira (até certo ponto) inspirada nos artigos de Gary Becker (Why Air Transportation Delays?) e Richard Posner (Air Transportation Delay). Não serve de consolo, mas pelo que parece a situação do transporte aéreo nos Estados Unidos também está crítica.

Fazendo um apanhado do que dizem os dois, a deterioração da qualidade dos serviços de transporte aéreo teria início com a desregulamentação ocorrida nos anos oitenta. Até então as empresas privilegiariam a qualidade dos serviços como forma de diferenciação competitiva, já que a competição por preços seria limitada pela regulamentação. Com a liberalização, os preços teriam vindo para baixo, junto com a qualidade dos serviços.

É amplamente utilizada no transporte aéreo a discriminação de preços, que variam segundo a classe dos assentos, assim como variam no âmbito de uma mesma classe. Na tentativa de utilizar plenamente a capacidade de transporte de uma aeronave (cujo custo praticamente é fixo em relação ao número de passageiros transportados), as empresas reduziriam certos preços para atrair os marginal customers.

Preços médios menores (resultado da competição) teriam aumentado a demanda e a crescente ocupação das aeronaves (e da infra-estrutura, acrescento) teria levado à deterioração dos serviços prestados (como atrasos, perdas de conexão, cancelamentos etc.).

Conclui Posner: The inframarginal customers (I am one of them) are furious.

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