terça-feira, 21 de outubro de 2008

U.S. versus JBS

O governo norte-americano (Department of Justice em conjunto com 13 estados) recorreu ao judiciário contra a aquisição da National Beef pela JBS (Friboi/Swift).

Em 2007, a JBS adquirira a Swift Foods, o terceiro maior frigorífico norte-americano. Recentemente, anunciou a intenção de compra da Smithfield Beef (operação sob análise), quinto maior frigorífico, além da National, o quarto maior.

Os mercados relevantes definidos foram: a) compra de carne bovina (fed cattle) em regiões específicas do território norte-americano (High Plains e Southwest); e b) venda de carne ("USDA-graded boxed beef") em todo o território norte-americano.

Vamos aos números (pelo que entendi do complaint - aqui - foi considerada a participação da Swift e da National, mas não da Smithfield):

- O Ato de Concentração dará à JBS cerca de 1/3 da capacidade de processamento de carne na região dos High Plains e de 75%, no caso do Southwest.

- Em âmbito nacional, o mercado estará concentrado em três empresas, somando cerca de 80% da capacidade de processamento: JBS - 1/3; Tyson Foods - 25-30%; e Cargill - 20-25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Anônimo ou não.