terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Microsoft: Windows e Internet Explorer

Tempos atrás, a Comissão Européia (CE) teve confirmada pela justiça, em primeira instância, sua decisão condenando a Microsoft por "agregar" o Windows Media Player (WMP) ao Windows. Agora, a CE deu início à investigação de abuso de posição dominante em razão do "empacotamento" do Internet Explorer e do sistema operacional:

The SO [Statement of Objections] is based on the legal and economic principles established in the judgment of the Court of First Instance of 17 September 2007, in which the Court of First Instance upheld the Commission's decision of March 2004, finding that Microsoft had abused its dominant position in the PC operating system market by tying Windows Media Player to its Windows PC operating system. (Press Release, de 17 de janeiro, clique aqui ó)
Bisbilhotando a decisão no caso do WMP (por alto, bem por alto, pois contém 302 páginas), eu diria:

- Para nós usuários, o WMP é o software responsável pela reprodução em nossos computadores de arquivos de aúdio e vídeo.

- Para a indústria de software e de distribuição de mídia (conteúdo), o WMP é uma tecnologia de propriedade da Microsoft, que, portanto, precisa ser licenciada para ser utilizada.

- Nós, os consumidores finais, obtendo o WMP aparentemente de graça, garantimos que o software esteja presente em cerca de 90% dos computadores (posição dominante da Microsoft no sistema operacional).

- Essa base instalada do WMP - conquistada pelo "empacotamento" com o Windows - garante à Microsoft uma vantagem concorrencial considerável em relação aos concorrentes e suas tecnologias alternativas de reprodução de áudio e vídeo.

- Para falar difícil e em inglês: two-sided market, of course!

It should also be highlighted that Microsoft has a clear incentive to attain a strong position in the media player market due to the fact that it can use the ubiquity of WMP on Windows PCs as an argument to propagate its proprietary media formats and technologies at the server software side, in its relationship with content developers (leveraging effect). The media player market is, in fact, a strategic gateway to a range of related markets, on some of which high revenues can be
earned. (Decisão da Comissão Européia. Aqui)
Faz sentido, não? Pelo menos assim entenderam a Comissão e a Corte Européia.

Mas minha ignorância, sobretudo de aspectos técnicos, não me permite fazer a mesma relação com o Internet Explorer. Dá para imaginar que a supremacia do IE favoreça o próprio Windows em concorrência com outros sistemas operacionais (baseados no Linux ou em eventual Android para PCs). O que mais?

Enfim, acabou meu tempo. Comentários?

Fica a provocação:






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