quarta-feira, 28 de março de 2007

A AmBev vai à luta

Após o Parecer da SDE recomendando sua condenação por fechar o mercado varejista aos concorrentes, a AmBev confirmou a compra da Cintra por US$ 140 milhões, conforme informou Guilherme Barros, da Folha. A AmBev não estaria interessada nas marcas da empresa adquirida, mas em expandir a produção para atender à demanda.

No Valor, em 15 de março, Daniela D'Ambrosio informava que:

O que está em jogo nesse negócio é o mercado carioca. Segundo dados Nielsen de fevereiro, a Cintra tem uma participação nacional de apenas 1,12%. Em janeiro último tinha 1,08% e em fevereiro de 2005, 1,26%. Mas na Grande Rio sua participação é de 5,9% e na área que abrange Espírito Santo, interior do Rio e Minas Gerais sua fatia é de 2,1%. Já na Grande São Paulo, a Cintra tem 0,14% e no interior paulista, 0,71%.
Considerando os mais de 65% de participação de mercado da AmBev, o acréscimo do HHI (índice de concentração) em decorrência da operação é certamente superior a 100, o que a torna preocupante, em princípio, para as autoridades de defesa da concorrência.

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